25/05/2018 às 14:03 Fotografia Documental de Família

FOTOGRAFIA DOCUMENTAL DE FAMÍLIA, O QUE É?

2721
3min de leitura

A fotografia documental de família é uma evolução dessas primeiras imagens, conquistada após anos e anos de flashes, poses, revelações, selfies e compartilhamentos. A tecnologia moderna com câmeras digitais que permitem uma infinidade de registros nos mais diferentes ângulos e luminosidades, facilitaram cada vez mais esse trabalho, pois permitem vários clics por segundo, diferentemente das câmeras analógicas, as quais cada clic é economizado.

"A foto da família"Ao ouvir essa frase muitos talvez se lembrem daquelas imagens escuras, com pessoas de pé e carrancudas, vestidas com roupas formais antigas, típico dos retratos pendurados nas paredes das casas mais tradicionais.

Se as primeiras imagens familiares eram pura formalidade e serviam principalmente para identificar os membros de uma família, hoje elas são muito mais do que isso. Se antigamente tínhamos a fotografia como um registro histórico, hoje temos fotografias que, por si só, contam uma história.

Memórias

As primeiras fotografias eram caras e substituíam as pinturas, mas era privilégio das casas mais abastadas. Devido ao alto valor pago, todos precisavam posar estáticos para que nada saísse errado. A fotografia documental de família se popularizou, mas na época dos filmes e das revelações as pessoas continuavam parando/posando para tirar as fotos, de modo pouco natural.

Álbuns com plásticos para armazenagem substituíram os quadros, mas ainda não havia muita naturalidade. Isso até que os fotógrafos começaram a investir na fotografia documental de família como ela é nos dias de hoje.

Retratos do cotidiano

A naturalidade do momento não exige pessoas alinhadas e com sorrisos forçados, bebês segurados no colo enquanto choram ou animais de estimação que tentam desesperadamente se livrar dos braços que os apertam.

A fotografia documental de família é aquela que registra as atividades no momento em que estão acontecendo, de forma natural e dinâmica.Esse tipo de imagem não apenas enumera elementos da família, mas conta, por meio de imagens, a história da vida dessas pessoas.

Intimidade

Para que o trabalho funcione, é importante que o fotógrafo e a família a ser retratada passem um tempo juntos. Esse tempo pode variar de um dia a até mesmo dias, exigindo um grau de intimidade e interação entre as partes para alcançar um bom resultado. Isso porque é importante que a tendência da maioria das pessoas de fazer pose quando de frente para uma máquina fotográfica, seja superada.

As poses não são o objetivo da fotografia documental de família. A ideia é justamente captar aqueles momentos em que não costumamos ser retratados, como quando estamos assistindo à televisão, tomando banho ou fazendo uma refeição. Os fotografados precisam ficar à vontade para que ajam de forma natural, permitindo ao fotógrafo captar os momentos na hora em que estão acontecendo, sem provocar situações, pois isso tiraria a fluidez dos registros.

O fotógrafo

Qualificação e experiência são características essenciais para o fotógrafo, pois essa atividade exige que ele se integre ao ambiente, seja quase invisível para aqueles que serão fotografados e tenha um percepção aguçada dos momentos, tudo em nome da naturalidade.

A fotografia documental de família é uma forma bastante moderna de criar memórias naturais, fluidas e que as pessoas terão vontade de rever no futuro. Elas contam uma história, não são apenas imagens isoladas, mas sim a realidade do cotidiano das pessoas registradas e retratadas em imagens que se tornarão lembranças inesquecíveis.

Gostou ? Deixe seu comentário. Vamos trocar uma idéia!

25 Mai 2018

FOTOGRAFIA DOCUMENTAL DE FAMÍLIA, O QUE É?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

aquele dia pra sempre Cotidiano familiar documental de família Fotografia de família fotografia de família em florianópolis fotografia documental de família Fotógrafo florianópolis fotos de família joni Pereira

Quem viu também curtiu

23 de Out de 2018

FOTOGRAFIA DOCUMENTAL DE FAMÍLIA: Uma Tendência!

21 de Ago de 2018

Roda de Conversa - Grupo Vamos Crescer

24 de Set de 2018

Os 5 Meninos - História da foto

Logo do Whatsapp