23/10/2018 às 16:32 Fotografia Documental de Família

FOTOGRAFIA DOCUMENTAL DE FAMÍLIA: Uma Tendência!

1393
3min de leitura

Sentar e admirar fotos de família com filhos ou netos, relembrar a infância ou mesmo reviver momentos de alegria junto aos familiares. Estas são apenas algumas vantagens que bons registros podem oferecer. Pensando nisso e também em como retratar da forma mais natural possível, a fotografia documental de família vem representando uma inovação artística.

Oferece a possibilidade de fotos verdadeiras e sem poses, todas comprometidas com a realidade. Assim, é a fotografia documental, a qual pode ser considerada um estilo contemporâneo, normalmente com resultados poéticos e, até mesmo, surpreendentes. É possível ver o gênero abordando diferentes propostas, sejam elas comemorações entre amigos, eventos culturais, viagens de férias ou mesmo passeios familiares no zoológico. O importante é registrar os momentos tais como eles são, sem que o fotógrafo dirija a cena ou que as pessoas fotografadas se preocupem com qualquer detalhe, que não seja o de vivenciar o momento.

Diferente do fotojornalismo, que visa transmitir informações e fatos por meio das imagens, a fotografia documental trabalha com a realidade de maneira mais subjetiva e artística, sem perder a espontaneidade. Exige prontidão e também sensibilidade do fotógrafo,  para não perder nenhum instante valioso e garantir as melhores fotos, atendendo às expectativas do cliente - ou até superá-las.

24 horas de fotografias

A fotografia documental pode ser uma experiência muito vantajosa para você e sua família. Existem diferentes maneiras de fazê-la, seja contratando um profissional para fotografar um passeio, uma festa de aniversário ou mesmo o grande dia do nascimento do bebê. Entretanto, muitas famílias acabam optando por registrar momentos comuns do dia a dia, em que todos estão em casa cumprindo a rotina.

É possível contratar um fotógrafo para passar 24 horas na casa da família fazendo cliques do preparo das refeições, do almoço em família, da organização da casa, da brincadeira dos filhos no quintal, do banho do bebê, da história antes de dormir. Todos esses momentos podem parecer muito comuns por conta da sua normalidade,  contudo, o fotógrafo registrará todas essas situações por um novo ângulo, mostrando à família como um dia qualquer pode ter detalhes especiais, os quais trarão muita nostalgia quando lembrados no futuro. Afinal, as crianças crescem, tudo muda, e passamos a sentir saudade de como tudo funcionava antes.

Para a fotografia documental de família, o fotógrafo deverá manter a maior discrição possível para que todos possam agir de maneira natural e as fotos sejam 100% espontâneas, sem poses forçadas ou situações previamente combinadas. Todos clicados em momentos reais!

Arte e naturalidade

A fotografia é uma arte, e como tal, permite diferentes formas de expressão, além da possibilidade de retratar a vida por diferentes ângulos. Embora comprometida com a realidade, a fotografia documental também é artística e oferece resultados surpreendentes. E quando o tema é família, ganha ainda mais beleza pela afeição nas relações das pessoas fotografadas.

Situações espontâneas do dia a dia podem ser mais emocionantes do que você imagina! 

Se você gostou deste tipo de lembrança, vamos conversar?

Acompanhe meu Instagram para ficar por dentro dessa fotografia emocionante!

É a sua pela primeira vez aqui no blog? Deixe seu comentário, será muito bacana!

23 Out 2018

FOTOGRAFIA DOCUMENTAL DE FAMÍLIA: Uma Tendência!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

aquele dia pra sempre Cotidiano familiar documental de família fotografia de família florianópolis fotografia documental de família fotos espontaneas fotos naturais joni Pereira

Quem viu também curtiu

25 de Mai de 2018

FOTOGRAFIA DOCUMENTAL DE FAMÍLIA, O QUE É?

21 de Ago de 2018

Roda de Conversa - Grupo Vamos Crescer

24 de Set de 2018

Os 5 Meninos - História da foto

Logo do Whatsapp