Documental de Família

Florianópolis - SC

FAMÍLIA CASA SEM LIXO

Se você parar e pensar depois de ouvir ou ver: 'Casa Sem Lixo', qual seria sua reação? Como viver sem lixo? Ou melhor dizendo, como produzir menos lixo? Não só o lixo que produzimos materialmente, mas o lixo no sentido de como vivemos. Uma coisa está ligada a outra.


Se analisarmos como pais, quanto lixo produzimos ao educar nossos filhos? Por vezes sem paciência, ocupados demais para dedicar um tempo de qualidade, na correria do dia a dia acabamos transformando parte do nosso tempo em lixo. A verdade é que estamos produzindo lixo o tempo todo. Realmente evitar produzir lixo é um estilo de vida!


Tive a oportunidade de conviver com a família Farias Berndt, mais conhecida por Casa Sem Lixo, durante um período da rotina deles, e acompanhei essa missão de produzir menos lixo ao planeta e principalmente evitar o lixo na vida da família.


Fomos juntos ao colégio das crianças. Ficamos um tempo lá com elas, pois quando acaba a aula as crianças ficam com seus amiguinhos e suas famílias brincando. O legal é que rola uma interação entre todos, despertando o cuidado um com o outro.


Depois fomos pra casa da família, logo as crianças foram tomar banho. A mamãe Nicole __ foi preparar o jantar e fazer o curativo no Théo. Nesse tempo o papai Paulo começou a bagunça com os pequenos. Ah como é bom esse tempo com as crianças! Eles ficam loucos de felicidade. Então já era hora de dormir, mas antes ouvir uma história. Esses momentos que quem dorme primeiro são os pais hehehehe. Théo é um figura que como um bom menino enrola pra dormir e agita a maninha Nina junto hahahahah. Mas... uma hora o sono vem.


Retratar eles acordando foi incrível, cada um com seu humor e em meio à muito carinho. Um café gostoso e já era hora de ir fazer compras para o almoço com a mamãe pra depois ir no parque gastar energia com papai. Pois logo o almoço estava pronto e o papai tinha quer dar banho nas crianças e adivinha? Levar as crianças para o colégio e partir pro trabalho. Essa é uma parte da rotina da família, bem corrida mas cheia de alegria, em meio a choros. Uma vida com menos lixo e com muito amor.


Obrigada queridos por me acolherem na rotina de vocês e despertar sentimentos e reflexões tão valiosos!

Joni Pereira



Fotografia Documental de Família por Joni Pereira